sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A mais verdadeira amizade



Uma vez eu provoquei uma certa polêmica ao afirmar que mulheres são dissimuladas e homens mais confiáveis. Inclusive, ontem mesmo escrevi isso neste blog e uma amiga se opôs. Bom, não retiro o que disse, meu histórico não deixaria.

É só olhar para trás e ver todas as pessoas em quem confiei, protegi, que me estenderam a mão. Quase todos homens. Homens com suas amizades sinceras e sem pedir nada em troca além de um bom abraço e companhia. Homens que me escutaram, fizeram-me rir e choraram comigo. Homens que protegi, amei, impliquei e abracei.

Talvez a minha empatia incrível com amigos homens não seja por acaso. Talvez meu instinto protetor prevaleça e eles despertem em mim uma vontade de abraçar e protegê-los. Ou ainda possa ser eu aquela que precisa de proteção e só a ache nos braços fortes de amigos do sexo masculino.

Você já parou pra pensar com quem você se sente mais a vontade? Eu olho pros lados e vejo mulheres fúteis e quando não, fofoqueiras, dissimuladas, venenosas, talvez eu até o seja também, mas ao redor dos meus meninos, segurando suas mãos, eu me sinto a Wânyffer que nunca cresceu, mas que quando ele precisarem vai crescer para ajudá-los. Sinto-me livre e desempedida. Sei que ao lado de um dos meus meninos ninguém pode me ferir e eu posso ser eu, eu assim, verborrágica, brincalhona, elétrica, sincera, sarcástica, criança.

Talvez a empatia que me acomete quando encontro amigos mesmo [e geralmente sou má interpretada] seja porque sou um deles. Sou um moleque vadio que ainda brinca de bola e vídeo-game, que vê desenhos e fala a verdade. Você mulher a ler pode estar aterrorizada pensando: “Homens não prestam”! Todavia não falo de homens no seu sentido, falo de amigos corajosos o bastante para se deixarem levar por mim, me amarem e deixarem que eu os abrace intensamente sem pensar em mais nada.

A todo canto que vou eu encontro amigos homens, mas não é questão de escolha, é questão de empatia e eu fico grata por isso.

[Por falar nisso, ontem foi aniversário do meu melhor amigo e eu sei que ele lê minhas besteiras. Parabéns, bebezão!].

W.A.M.

4 comentários: