domingo, 26 de outubro de 2008

Meça sua vida em amor

Apesar de ter seu provável início em 1930, na África, foi apenas cinco décadas depois que a Síndrome da Imuno-deficiência adquirida chegou à América. Nos anos 80, os primeiros casos inexplicáveis de AIDS foram diagnosticados nas cidades americanas de São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque e foi nesta que o compositor americano Jonanthan Larson viveu e escreveu seu musical mais famoso: RENT.

RENT é um espetáculo baseado na ópera de La Bohème com o cenário em Nova Iorque nos anos 80, época em que a falta de informação e o preconceito em relação aos portadores de HIV preponderavam. Nos guetos novaiorquinos, oito amigos (Mark, Roger, Mimi, Benny, Maureen, Joanne, Collins e Angel) protagonizam uma trama que, além do contexto do HIV, aborda problemas costumeiros daquela época, como uso de drogas, assaltos, preconceitos e a falta de dinheiro para pagar o aluguel (esta última é a razão do nome da peça). Jonanthan Larson conheceu de perto tais problemas, pois viveu na cidade e baseou os personagens do enredo em seus próprios amigos.

Ao assistir a esse espetáculo na Broadway, André Gress, estudante de Publicidade e Propaganda e diretor da adaptação cearense, ficou sensibilizado e resolveu adaptá-lo em Fortaleza, sua terra natal. Audições para a escolha dos personagens principais e secundários foram feitas, na Universidade de Fortaleza, em 27 de março de 2008 e contou com a presença de 150 participantes avaliados nas categorias de dança, canto e interpretação e, no mês seguinte, os ensaios começaram com os atores selecionados.

O elenco de RENT é composto por atores amadores e, para a maioria, essa é sua primeira peça, realizando, assim, a idéia de André de unir universitários apaixonados pela arte e pelo enredo do espetáculo escolhido.

Desse modo, RENT é formado por treze aspirantes a atores que se apaixonaram pela cativante história criada por Jonanthan Larson que, apesar de ficcional, poderia ser verdadeira. Dois casais homossexuais e um heterosexual convivendo com as diferenças sociais e sob a sombra de um das mais graves doenças descobertas no século XX.

A mensagem passada por RENT é de puro amor. O espetáculo, embora narre uma história específica em uma cidade norte-americana, não se limita a descrever uma situação apenas fixa desse local, pois o contexto vivido pelos personagens é atual e observado em todos os cantos do mundo.

Após doze anos em cartaz, RENT fechou suas portas na Broadway este ano. Depois de ser apresentado em mais de 36 países, o grupo de teatro .COM tem o prazer de apresentar a adaptação dessa peça em Fortaleza, com o intuito de motivar os jovens de todas idades a amar incondicionalmente e a viver sem pensar em um amanhã.

“Temos o intuito, não de promover um show da Broadway, mas sim apresentar algo de qualidade para que com isso possamos transmitir um questionamento levantado na história do musical, que é: você já pensou em medir sua vida em amor?” diz André Gress.

[release se RENT, feito por mim, para os jornais]

W.A.M.





Vídeo por KarlaBRITO XD

QUINTA E SEXTA NO TEATRO CELINA QUEIROZ
SÁBADO E DOMINGO NO SESC EMILIANO QUEIROZ
20h

3 comentários:

F. Macedo disse...

como já disse antes... adorei o texto! ^^

Tiago Marques disse...

Nem li!

^^

rsrsrrsrrsr

=***

Camiℓa Marceℓo disse...

opa, com a contribuição de Camila e Ícaro, por favor.