domingo, 22 de março de 2009

Amor é prosa. Amizade é poesia.



Grandes poetas dizem frases geniais, mas que de tão repetidas viram clichês. Entre elas há uma que considero a maior verdade de qualquer clichê já dito: "Amizade é um amor que nunca morre".

É por isso que considero Quintana um gênio. Só alguém visionário, sensível e inteligente o bastante para notar isso. Tantas pessoas passam a vida procurando o amor perfeito, o par romântico, o amor eterno, mas... eterno? Amor eterno é a amizade. O verdadeiro ato de doar-se a alguém. De despir-se de orgulho e preconceitos e estar ao lado sempre. De brincar e de chorar juntos. Será que há isso em todo relacionamento puramente carnal? Acho que não, hein.

Isso é algo que faz-me pensar: "é certo ir atrás de par romântico em desconhecidos?" Afinal, a base de qualquer relacionamento não é a amizade? Sem amizade como haver respeito, cumplicidade, fidelidade e digo mais que isso: Há amor sem amizade?

Creio que não. Para essa miserável que vos escreve, amizade É amor. O amor que nunca morre, que não se faz de rogado, não esmorece frente a dificuldades e não exige mudanças do outro. Não trai, não mente, quando briga, o amor aumenta, quando acaricia, ele esquenta.
Amizade/amor verdadeira(o) é o pedaço bom de cada um de nós. Aquilo que ainda não apodreceu com o tempo, não criou rugas, não virou pó. O intocado intocável que está na essência de qualquer um capaz de amar pelo menos uma vez, pelo menos uma pessoa.

E enquanto escrevia esse texto, por pura coincidência abri uma poesia de outro mestre. Bom, ela basta para encerrar esse devaneio e torná-lo verídico:

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare


W.A.M.


P.S.: Por falar em amizade, parabéns Danilo e Clark pela peça ontem. ;***********

3 comentários:

Suyanne Correia disse...

Que coincidência, ontem estávamos falando sobre isso, amizade e amor. Estávamos em vários casais e eu compartilhei minha opinião a respeito de relacionamento, que tem a ver com amor e consequentemente e diretamente ligado a amizade. Para relacionar-se com alguém é preciso que admiremos, convivamos, gostemos e respeitemos, quando isso tuo existe, podemos chamar de amizade. E depois que percebemos que tudo isso existe, nasce uma enorme necessidade de se fazer o outro feliz. Pois vendo o amado, amigo feliz, suponho e creio que fiquemos felizes também, nossa felicidade vem meio que por consequência de fazer o outro feliz. Cada vez mais eu creio nisso... Quem entra em um relacionamento buscando simplesmente ser feliz, provavelmente se frustrará, pois cobrará coisas que nem serão poderão ou deverão serem priorizadas, consideradas, ai ai ai... não estou conseguindo explicar, né??? Espero que você acompanhe meu raciocínio... que depois desse fim de semana está nas núvens... rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
beijo grande minha amiga Wan e uma ótima semana, preferencialmente cheio de posts novos aqui no seu blog.
rsrsrsrsrs

Wânyffer Monteiro disse...

poxa, su.. captou meu pensamento perfeitamente. concordo com tudo q disseste, sábia amiga
"Quem entra em um relacionamento buscando simplesmente ser feliz, provavelmente se frustrará"
Agora eu q vou copiar isso pra mim ;D

Suyanne Correia disse...

sim sim sim... pode copiar demaaaais, amizade permite essa troca. E te ler é sempre muito bom!!! beijooooooo