domingo, 7 de outubro de 2012

Eu acredito

Fortaleza não é bela. Para chegar a tanto é necessário alguém que realmente olhe nos olhos (não em uma bila).
Os problemas de Fortaleza não são resolvidos com uma simples caneta. São amenizados com a luta do dia-a-dia, nas ruas da cidade e não nas esquinas de outra terrinha.
Fortaleza não precisa de padrinhos de grandes oligarquias. Precisa de pulso e vontade de mudar.
Fortaleza também não quer um prefeito para chamar de seu. Quer um para chamar de nosso, para lutar pelo coletivo.

"EU vou fazer. EU vou mudar. EU lhe darei. EU construirei". NÓS não precisamos disso.

A juventude fortalezense me prova a cada dia que esse solo é local de insurgência, altruísmo, visão coletiva e não centralizada. É um local de transparência e dignidade. Essa mesma juventude que foi às ruas com um brilho nos olhos e a mesma vontade de mudar, de realmente fazer o voto valer a pena. São essas pessoas que me fazem crer em um futuro diferente, apesar das decepções quem insistem em vir de 4 em 4 anos.
Essa cidade está cansada de discursos e anseia por ações.
Fortaleza precisa de alguém que milite diariamente por seus direitos e não apenas por 3 meses de 4 em 4 anos. De alguém que saiba o que é ter os direitos cerceados, que escute o povo, que saiba o que andar de ônibus nessa cidade.
A pior parte é que Fortaleza ainda não sabe disso. Se recusa a votar em quem tem o poder de mudanças, porque, "segundo as pesquisas, não vai adiantar". Se recusa a ir além... se recusa a sonhar e acreditar que possa ser realidade.

2012 não foi totalmente perdido. Uma pessoa, abraçada por outras milhares, ensinou a boa parte de Fortaleza que nada é impossível de mudar. Pode não ter sido dessa vez, quem sabe em 4 anos, ou 8... 

Quem sabe um dia nosso prefeito olhe em nossos olhos e utilize a caneta para tornar essa cidade realmente bela.
Eu acredito.
 

2 comentários:

Tito Queiroz disse...

Wanzinha,
penso que o problema é que a mobilização contrária tbm fica limitada a uma visão somente de 4 em 4 anos... que a nossa crençça de que "nada é impossivel de mudar" se esbarra em nossas zonas de conforto! Porque no fundo também esperamos sempre vir dos outros a mudança...

... nós queremos que se resolva os problemas que afetam diretamente a nós, e nos esquecemos de fazer nossa parte pra amenizar o sofrimento na vida de pessoas que não tem nem 10% do que temos!

Tenho trabalhado em projetos sociais que melhoram a vida de muitas crianças, tenho aprendido muito com pessoas que tem muito menos estudo e condições que eu, mas se doam por inteiro a melhorar a vida de crianças que terão um destino diferente do que estava traçado pra elas! tenho aprendido que se todos nós estivessemos preocupados em doar pelo menos 3 dias da nossa semana por apenas um turno (que é o que faço em um projeto daki da cidade) faria tanta diferença no destino das crianças. ao ponto de eu ter certeza que a cidade teria muito menos opressão, e o mais importante, aprenderiamos que não precisamos de políticos pra mudar nossa cidade!

Essa é a luta que encorajo a todos a embraçarem! Alguns podem me dizer que muitos ainda vão perecer e que só vou ajudar alguns... mas eles nunca terão a coragem de dizer na cara de um desses garotos salvos por minha atitude que ajudar a ele somente não vale a pena! mesmo que minha atitude seja pouco é muito menos a de quem cruza os braços por 4 anos!

bjaum lindona! desejo tudo de melhor pra ti! e se você já provou ou se um dia ainda provar desse manjar que é ajudar a mudar a vida dos futuros homenzinhos do nosso País... você se identificará sempre com meu ser!

xero no coração!
Tito Queiroz

GIULIANO disse...

Querida Wannyfer,
compartilho seu idealismo...nossa cidade sempre foi um palco de independência política e de insurgência,como você mesmo disse.mas essa força motriz, precisa de combustível para continuar se movendo.creio que esse combustível também seja um aprofundamento da ciência política e da educação como um todo.
uma população biletrada é massa de manobra para quem controla os meios de comunicação,do poder em geral.

louvo a atitude tomada pelo colega que me antecedeu nesse comentário, Tito Queiroz.creio que não se pode desanimar....o caminho mais fácil é tomar uma atitude de omissão,de crítica sem embasamento algum, atitudes tomadas por muito....o sentimento de conquista, de partilhar,de estar ajudando aqueles bem necessitados, não diminui ou esmorece diante da falta de sensibilidade das pessoas.deve-se manter,melhorar e ampliar o trabalho feito e fazer com que as sementes que estão sendo plantadas, possam germinar em breve e com esse advento, crie e permaneça nas pessoas, o desejo da criação de um novo ser, um novo homem, voltado para a Moral,Ética e honra, que possa enfim, concretizar os anseios que tanto temos em prol de mudanças para melhor, não só em nossa comunidade,bairro,cidade,país, mas para o mundo todo.
querida, desejo e espero que estejas bem...beijão do amigo:giu